Kriolas

“… insista,persista e nunca desista!”

Olá Kriolas!!! Hoje vamos conhecer uma amante do desporto, a nossa convidada é a Sofia Reis, de 22 anos, natural de São Vicente, atleta e profissional de Taekwondo. Atualmente, Sofia reside nos EUA, recentemente terminou o “High School” e para um futuro próximo, ela pretende ingressar numa Universidade. Nos últimos tempos, tem estado a preparar-se para os jogos Africanos, que serão realizados no próximo mês de Setembro, mas também para a qualificação dos jogos olímpicos a realizar em 2016.

A nossa Kriola conta que ” Sou atleta da selecção nacional de Cabo Verde, na modalidade de taekwondo desde 2011. Já tenho alguns títulos internacionais. Atualmente fui consagrada campeã nacional, e fui contemplada com uma bolsa olímpica oferecida, pelo comité olímpico internacional. Dedico todo o meu tempo aos treinos… o meu interesse pelo desporto é arte… mas também quero estudar Medicina Desportiva (área fisioterapia).”

Nos tempos livres, a atleta tem o seu merecido descanso, e as vezes sai para passear com os amigos. O desporto assim, se tornou para ela como um modo de vida, uma maneira de estar em forma física. Acresce ainda, que o Taekwondo é uma porta aberta para conhecer o mundo.

Iniciou a sua carreira em 2011, ano em que estreou como atleta oficial da selecção de Cabo Verde. Por esta altura, Sofia, completara os 17 anos. Teve o primeiro contacto com o desporto, através de uma palestra com ênfase no Taekwondo, cujo o orador Gilson Rodrigues, mais tarde tornou-se o seu 1º treinador. O sonho de Sofia é qualificar-se para os jogos olímpicos, mas explica que um dos seus objectivos é continuar a receber a bolsa olímpica, algo indispensável para a sua preparação. Ela explica que ” Para mim, uma atleta de Taekwondo, não pode fazer o que quiser mas sim aquilo que deve fazer… deve respeito á comunidade, dedicação e paixão por esta modalidade e pelo desporto no geral. A maior dificuldade que ultrapasso nos meus dias é o atraso da bolsa olímpica, mas com a ajuda do meu treinador, e da minha família, consigo ultrapassar estas barreiras.

Afirma, que seria de bom agrado, ver as pessoas a respeitar e a apoiar, mais o seu trabalho, porque não são só os treinos que fazem os desportistas bons atletas, mas também o apoio da sua nação. Para terminar, ela agradece o apoio dos amigos, e dos familiares.

“… insista,persista e nunca desista!”
Sofia Reis
Por hoje é tudo, gostaram da entrevista??? Deixe um comentário 🙂