Kriolas

É melhor ter uma alma de Deusa, do que um corpo deslumbrante…

Olá Kriolas!!! Há muito, que não temos uma convidada especial aqui no nosso cantinho, para partilhar as suas experiências, divulgar seus projectos ou então para nos contar um pouco sobre a sua história!!!A nossa convidada de hoje, já foi eleita Miss Cabo Verde, 1ª Dama Miss CEDEAO, entre vários outros títulos. Já sabem de quem se trata? Tirzah Évora, é natural da ilha do Sal, e atulamente dá continuidade á sua carreira de modelo nos EUA.

Tirzah conta que, “Desde criança o meu sonho era ser cantora, mas infelizmente não me foi dado a bênção de ter uma voz encantadora (risos)”. Sempre ligada ao desporto, não tinha o objetivo de se tornar modelo ou de participar no concurso de Miss Cabo Verde. A sua primeira participação num concurso profissional, foi para o Ilhéu Top Model, e ela confessa que foi “às escondidas do pai”, influenciada pela mãe e pelo irmão mais velho. Após ser seleccionada, para representar a sua ilha no concurso nacional, ela seguiu rumo á São Vicente, diz que foi uma das melhores experiências que vivenciou. Nas palavras da nossa kriola, “… a minha mãe sempre me puxava para ser mais feminina nos vestuários, já com 16 anos, eu só queria jogar basquetebol e futebol, e o meu pai sempre contente porque os seus filhos eram atletas incluindo uma rapariga, viajei muito no mundo do desporto.”

Tirzah, viu-se num confronto, entre o concurso de Miss CV e o Basquetebol. No momento, em que se candidatava ao título de Miss Cabo Verde, ela estava a meio de treinos intensivos para concorrer a uma Bolsa de basquetebol nos EUA. Contando sobre a sua experiência, antes de ser coroada Miss, Tirzah explica ” … no começo todas são amigas até perceber quem e a competição de quem. Depois, surge o lado de se sentir um pouco desconfortável e o dia-a-dia no hotel já não era igual, eu não passava muito tempo ali com elas… motivo de descontentamento de muito das candidatas mas eu não estava ali para criar rivalidades mas sim para ter uma boa experiência e representar a minha ilha… Confesso que não estava a levar o concurso muito a sério, não que eu não queria estar ali ou não estava a fazer algo que eu não gostasse, eu estava com medo de ficar longe do desporto.”

Ela afirma que, após ser eleita Miss Cabo Verde, a sua vida mudou completamente, despertou o interesse pelo “Make Up” e pelo “Look ” de todos os dias, para estar bem vestida… ela afirma que foi isso, que lhe despertou essa paixão para ser uma modelo… Tirzah utiliza 3 palavras para expressar o seu sentimento ao ser eleita Miss Cabo verde: único, inspiração, alegria… Diz que não conseguiu dormir, só de pensar nos sonhos e nas oportunidades e como poderia ajudar os que mais precisam. Participou, em vários projectos: de cariz social nas épocas de natal, na semana cultural em Espanha, e enquanto Miss Ecowas/CEDEAO participou na luta contra a Mutilação Genital em África Ocidental Abidjan, Costa do Marfim.

Actualmente, ela trabalha como modelo profissional, numa agência chamada Dynasty, dando continuidade á sua carreira de modelo, marcando presença em várias competições, para representar grandes estilistas nos EUA. Para Tirzah, ” Imensas qualidades representam uma Miss, beleza natural, uma pessoa simples mas ao mesmo tempo muito cuidada e vaidosa, sabedoria incluindo cultura geral, saber falar várias línguas, saber comunicar, saber aceitar criticas, mente aberta, boa apresentação física, resumindo e concluindo ter uma boa imagem tanto por fora como por dentro… Ela conta que, “… o mundo das passarelas é um momento único, e pode às vezes ser rápido, mas em pouco tempo tens de demonstrar o que realmente és, e apesar dos imprevistos que sempre acontecem, a audiência esta ali para sentir uma vibração positiva e tu estás ali para representar… a energia tem que ser sempre positiva, e fazer aquele instante o teu momento.

Tirzah adverte, as nossas kriolas que sonham um dia em se tornarem modelos internacionais: ” Em primeiro lugar não te deixes levar pelos sonhos para que eles fiquem só como sonhos, sonhe vive, vais cair mas o importante e saberes levantar, levanta-te mais forte e luta outra vez… Tem cuidado muitos vão querer usar, muitos vão querer enganar, tens que saber ser derrubada para que te possas derrubar tudo e seguir em frente… Se tens um sonho, ou seja qualquer coisa, para que tudo se resolva, tens que tornar esse sonho uma realidade e para torna-lo realidade tens que lutar, para que possas fazer acontecer. Pode até não realizar da maneira que tu sonhaste mas o importante é que no fim tenhas uma resposta EU TENTEI… não uma pergunta”.

Tirzah despede-se com uma linda mensagem para vocês ” É melhor ter uma alma de Deusa, do que um corpo deslumbrante… Valorize sempre o que tu és, a beleza e o corpo um dia vão acabar, mas o seu carácter e a sua personalidade, será carregada por si a tua vida inteira….” Tirzah Évora

 

Sei que vocês já sabem, mas vale a pena relembrar, este espaço é nosso e pode ser teu também, saiba como entrando em contacto através do email universokriola@gmail.com ou então passa pela nossa fã page no Facebook e deixe uma mensagem.