Beleza

MEU DICIONÁRIO CAPILAR

Minhas Kriolas Afro&cacheadas!!! Tudo bem por aí??? Dica da semana, feita a pensar especialmente em vocês!!! Decidi montar um dicionário capilar para todas as afro&cacheadas e afro&caloiras, que queiram se inteirar melhor sobre o assunto.

Na entrevista com a fundadora do grupo “Nha cabelo eh afro & <3 it”, ela utilizou expressões, como “Big Chop”, “Scab hair” para descrever a sua transição capilar. Pensei que muitas das minhas leitoras, poderiam ter muitas dúvidas, em saber distinguir alguns termos, muito utilizados actualmente no universo das afro&cacheadas. Quero apresentar o nosso “dicionário capilar”, que é um instrumento que toda afro&cacheada deve ter 🙂  Se alguém quiser ajudar, deixe a sua sugestão nos comentários 😀

Transição Capilar  poderá ser uma boa opção, abandonar de vez os químicos, o alisamento e ser adepta do “natural hair”. Momento de muita ansiedade, porque após abandonar de vez os químicos, vamos ter que esperar os cachos crescerem de novo. Ao longo do crescimento do cabelo poderá notar uma pequena diferença nos fios, entre a raiz e as pontas. Poderá ser necessário fazer um BC para finalizar a fase de transição.

BC ou Big Chop é o corte, para retirar a parte do cabelo, que sofreu alisamentos ou relaxamentos.  Deixando de usar químicos, para obter um cabelo natural. Poderá ser a fase, mais difícil de encarar, visto que muitas meninas tem receio por ser uma grande mudança de visual.

Scab hair  É a fase após o Big Chop. Normalmente o cabelo não vai ficar como era antes e vai passar por muitas transformações, o scab hair é um cabelo que cresce após o abandono dos químicos, nasce mais áspero, com frizz, sem definição e muito ressecado. Mas, não se preocupem meninas é só uma fase, com cuidados específicos consegue-se ultrapassar.

Co-Wash Essa é fácil 😀 lavar os cabelos só com o Condicionador!!! É super indicado, para os cabelos secos e para quem costuma fazer o No poo e o Low poo. Uma dica é utilizar os condicionadores sem silicone.

No poo/Low poo Muitas pessoas pensam que esta técnica “No Poo” se refere a não lavar os cabelos, muito pelo contrário, significa não usar o shampoo, contudo deve ser substituído por outros produtos para a limpeza dos fios. Por outro lado á quem opte por Low Poo, ou seja utilizar menos shampoo, e na hora de escolher o seu shampoo ter atenção  aos componentes que possam prejudicar os fios, uma dica é optar pelos shampoos sem sulfatos.

Cronograma Capilar  É nada mais do que, separar os produtos capilares (desde máscaras, óleos…) tendo em conta a sua composição pelas 3 fases: hidratação. nutrição e reconstrução. O importante é saber qual o momento certo para utilizar cada produto, visto que uma fase depende da outra para obter um melhor resultado.

Enluvar  Ao fazer uma hidratação, separando o cabelo mecha por mecha, deve-se segurar numa mecha na palma da mão da raiz e deslizar pelo comprimento dos fios até a ponta, utilizando as duas mãos com rapidez várias vezes, para o produto penetrar nos fios.

Fitagem   Processo de finalizar os cabelos após serem lavados. Fitagem ajuda a definir e a  revitalizar os cachos para quem tem problemas com o day after. Consiste em separar o cabelo mecha por mecha e aplicar o produto, no sentido dos comprimento dos fios. Existem muitos produtos que podem ser utilizados: um creme de pentear, um gel, um mousse,entre outros. A dica é não aplicar na raiz, para que ela não fique muito oleosa.

LOC é uma técnica que utiliza um liquido (água), óleo e um creme de pentear, misturados num borrifador para facilitar a aplicação nos cabelos. Pode ser utilizado no Day after. Dica: opte por um óleo vegetal, da sua preferência.

Day after  O nome já diz tudo, o “dia depois” neste caso, refere-se ao dia seguinte, após a lavagem dos cabelos. Fazendo uma hidratação e uma finalização hoje, confere-se o resultado no dia seguinte.

Abacaxi  Deu água na boca??!!! Não é a fruta em si 😉 … mas um truque de beleza para acordar linda e poderosa com os cachos soltos e quase intactos. Uma dica para dormir, sem amassar os cachos, consiste em colocar o cabelo todo para frente ou para o alto da cabeça e prender sem apertar. Poderá ainda optar por uma touca ou uma fronha de cetim na sua almofada, tem o mesmo efeito, de proteger os cachos do frizz.

Tipos de Cabelo  para melhor compreensão vou deixar uma imagem, que por si já diz tudo 🙂

 

Beijinhosss… até a próxima!